A iluminação do ambiente, seja ela artificial ou natural, faz toda diferença quando se trata de trazer vida ao local e à sua decoração.

A luz natural é sempre bem-vinda pelos seus benefícios à saúde e por sua beleza. Porém, quando se trata de harmonizar o ambiente com luz artificial, você pode acabar ficando na dúvida do que usar.

Um ambiente pouco iluminado ou mesmo com uma luz muito forte acaba trazendo um clima ruim e de desconforto aos que estão na casa.

Portanto, se você está com dúvidas na hora de escolher luminárias, abajures ou peças para uma iluminação moderna no seu lar, estes 7 tópicos o ajudarão a deixar o ambiente sofisticado, moderno e com um toque só seu. Confira:

1. Escolha o tipo de luz para cada ambiente

Antes de começar a instalar luminárias por toda casa, você precisa saber que existem vários tipos de iluminação para determinadas ocasiões.

Você pode, por exemplo, optar por realçar as cores e a decoração do local ou obter a iluminação específica para realizar tarefas. O importante é ter em mente a funcionalidade de cada cômodo para não acabar errando na hora de escolher.

2. Opte por iluminação difusa ou focada

A iluminação focada direciona a luz para determinado lugar escolhido, como a cabeceira da cama ou mesa do escritório. Por sua vez, a iluminação difusa irá clarear o ambiente como um todo — para atingir esse objetivo, você pode usar plafons, lustres e abajures.

3. Regule o brilho e a intensidade

Quando a luz for focada, ou se deseja evitar o cansaço visual, use uma luminária que você possa regular a intensidade da luz e brilho.

Esse tipo de ajuste também pode ser usado em iluminação de teto: você pode escolher os níveis com tranquilidade para cada ocasião a partir do interruptor de parede.

4. Destaque belas obras

A luz em destaque é um tipo de iluminação moderna que tem a finalidade de realçar especificamente um objeto (um quadro, uma escultura ou planta, por exemplo).

Esse tipo de luz precisa ser no mínimo três vezes mais forte que a luz ambiente, para realçar o objeto e projetar essa beleza para sua casa ou apartamento.

5. Proteja as luminárias

De uma forma geral, as luminárias são feitas em alumínio. Dessa forma, elas devem possuir algum tipo de proteção contra água e poeira se você quiser manter a sua longevidade.

Luminárias no jardim são um diferencial de sofisticação ao ambiente. Você só precisa estar atento à sua proteção.

6. Use luminárias de chão

Quer modernidade? As luminárias de chão vêm com força total trazendo um toque contemporâneo à sua casa. Elas evitam a bagunça com instalações e são perfeitas para o quarto e sala. São uma ótima opção com um resultado incrível.

7. Abuse da luz de LED

Além de modernas e luxuosas, luminárias de LED são uma ótima opção para quem quer economia e durabilidade.

Esse tipo de iluminação não gera calor, não deteriora com o uso e pode ser usado em ambientes úmidos, pois são de baixa tensão.

Agora que você conhece um pouco mais sobre os tipos de iluminação moderna e como dispor dela em determinados ambientes da casa, poderá fazer do seu lar um lugar aconchegante, convidativo e ao mesmo tempo moderno e vibrante. É só escolher a iluminação certa!

Gostou do assunto abordado? Então que tal conhecer algumas tendências em papel de parede para combinar com a iluminação que você deseja para sua casa?