Ter uma casa que proporcione bem-estar à família é o sonho de qualquer pessoa, não é mesmo? E para transformá-lo em realidade, é preciso pensar no que é possível fazer para deixar os espaços bonitos e aconchegantes.

O problema é que os gastos do dia a dia estão cada vez maiores e, para realizar o desejo de ter uma casa dos sonhos, é preciso investir em uma decoração econômica. Tem interesse nesse assunto? Então leia mais!

1. Reforme seus móveis

A primeira dica é utilizar móveis que você já tenha em casa, renovando-os ou apenas reaproveitando-os em outro cômodo. Além de ser uma ideia econômica, é uma forma de aproveitar aquilo que não é usado e imprimir um pouco da sua personalidade.

Substituir as almofadas dos sofás e das poltronas, laquear alguns móveis, trocar os quadros de lugar e utilizar uma cômoda de madeira como um aparador para a sala de jantar são algumas sugestões.

2. Pinte as paredes

A pintura é capaz de mudar completamente a decoração de um espaço e, por isso, a ideia é que você pinte os cômodos ou utilize papéis de parede.

Se você prefere um espaço mais moderno, por exemplo, brinque com as cores (sempre levando em conta o equilíbrio) e faça combinações diferentes que deem um toque especial ao ambiente, como vermelho e cinza; amarelo e marrom; violeta e preto; e verde com laranja.

Agora, se você prefere um espaço mais clássico, aproveite os tons neutros, como branco e bege, que transmitem leveza, aconchego e ainda dão sensação de limpeza.

Vale mencionar que a pintura pode ser feita tanto em paredes quanto em móveis e detalhes, como utensílios.

3. Aproveite os DIYs

Os DIYS nada mais são do que projetos que você mesmo pode fazer. Com a sua criatividade é possível, por exemplo, transformar caixotes de feira em prateleiras suspensas, mesas de apoio ou cachepôs; criar luminárias utilizando garrafas de vidro e pisca-pisca; ou fazer vasinhos de plantas com embalagens usadas.

Lembre-se de que, nesses casos, um bom acabamento é fundamental. Por isso, busque sempre finalizar com pintura ou adesivos.

4. Invista na iluminação

Uma boa iluminação é capaz de aumentar visualmente um espaço, torná-lo mais aconchegante e evidenciar os itens decorativos que você quiser. Por isso, a ideia é aproveitar ao máximo a luz natural dentro de sua casa.

Caso não seja possível, invista em luzes de LED que, embora sejam um pouco mais caras, proporcionam, no futuro, mais economia e iluminam com equilíbrio. Os spots também auxiliam nas atividades diárias e levam um toque de modernidade.

5. Misture itens velhos com novos

Essa é uma tendência de decoração que, além de ser econômica, dá um ar mais retrô para a sua casa. Assim, aproveite, por exemplo, sofás, poltronas e quadros, intercalando-os com a modernidade dos móveis mais novos.

Você também pode buscar em brechós e antiquários peças que dão um charme a mais, como vasos de plantas, objetos de madeira, relógios ou, até mesmo, cômodas. Certifique-se apenas de que sejam de qualidade e estejam bem conservados, para que o barato não saia caro.

Agora que você já sabe incríveis dicas para fazer uma decoração econômica em sua casa, não perca tempo e valorize já o seu imóvel. Lembre-se de que, com criatividade, é possível transformar todo o ambiente, levando comodidade e bem-estar à sua família. Aproveite!

Gostou desse post? Então compartilhe-o em suas redes sociais e mostre aos seus amigos como eles também podem fazer uma decoração econômica em casa. Até mais!